II Encontro Nacional de Grupos de Agroecologia (ENGA)

O ENGA pretende fomentar intercâmbios entre grupos e comunidades, onde as reflexões e discussões sobre temas como: Segurança Alimentar e Saúde, Cultura popular e Tradicional, Sustentabilidade na Agricultura, Economia Solidária e Integração Social, contribuam para a realidade da comunidade local e das experiências agroecológicas da região onde o evento será realizado.

Além disso, o II ENGA, tem o objetivo de criar um espaço em que os membros de Grupos de Agroecologia possam se reunir, discutindo questões inerentes aos grupos e apontando perspectivas de atuações futuras. Portanto, o II ENGA, terá também caráter deliberativo que planeje ações contínuas para o desdobramento da rede dos GAs, bem como definição dos grupos que assumirão a organização do próximo ENGA.

Durante os 05 dias de convivência serão realizados espaços de troca de saberes com instalações pedagógicas, visitas e mutirões nas experiências da região, uma feira agroecológica e cultural nas ruas de Aldeia Velha, além de espaços para reflexões e discussões focadas em temas relacionados ao envolvimento sustentável, cooperativismo e associativismo rural, educação diferenciada, extensão rural, economia solidária e inclusão social, sementes, plantas medicinais, sistemas agroflorestais, agricultura urbana, fontes renováveis de energia, bioconstruções, gênero, soberania alimentar e saúde integral.

A programação do encontro será composta por atividades integradoras conduzidas por metodologias participativas como: rodas de discussões e círculos temáticos, mutirões, feira cultural agroecológica, trocas de experiências e espaços de socialização que sejam direcionados para fortalecimento da rede dos GAs, fomento da transição agroecológica local e construção de propostas para reivindicar e garantir acesso das comunidades e agricultores às políticas públicas e tecnologias alternativas.

No dia 30/1o sábado, será realizada junto a Feira Agroecológica em Aldeia Velha, a Festa do Aipim!!!Com concurso do maior Aipim (mandioca/macaxeira) colhido! e degustação e troca de manivas de aipim (mandioca/macaxera). Tragam Aipim/Mandioca/Macaxera para concorrer a prêmios nesse concurso de degustação e do maior Aipim/Mandioca/Macaxera colhido!!! e Também Manivas para trocar!!!

Teremos espaços de integração e apresentação dos GAs, feira agroecológica nas ruas de Aldeia velha, reconhecimento da comunidade, mutirão e vivências nas experiências agroecológicas da região, debates e discussões, trocas de experiências, de sementes, de saberes... e celebrações e intercãmbios culturais.

O camping que vai acolher o encontro é em um lugar lindo de pleno contato com a natureza! Pedimos que evitem trazer lixo e que tenham muito respeito a natureza do local. Para melhor interagirmos no nosso encontro pedimos também que tragam ferramentas, sementes, barraca e utensílios para suas necessidades pessoal (caneca, pratos, talheres, escova de dentes, toalha...), muita energia positiva para colaborar, alegria e apresentações culturais para celebrarmos esse encontro. Por amor, deixe de lado, lixos, bebidas alcóolicas, drogas, energias negativas, discórdias e problemas... vamos construir juntos um encontro harmonioso e interativo!!!

Para se inscrever e se inserir nesse processo do ENGA, pedimos para que procure os Grupos de Agroecológica de sua região. O valor da inscrição é de R$50 até o dia 22/10/10 (após essa data será R$70), e estão inclusos alimentação e camping.

baixo segue alguns Grupos de Agroecologia no Brasil, separados por estado...

Rio Grande do Sul

Santa Catarina

Paraná - GEAE - Grupo de Estudos de Agricultura Ecológica
. Rua dos Funcionários, 1540. Bairro Juvevê, Curitiba/PRCEP 80.035-050 Tel: (041) 3350-5761 São Paulo

Minas Gerais
- GAO; Apêti; Sauípe;

Rio de Janeiro
- Capim Limão - UFRJ - Ilha do Fundão; área de Ocupação Verde; Escola da Mata Atlântica - Aldeia Velha (Silva Jardim estrada do macharet s/nº
MAE - Mutirão de Agricultura Ecológica
UFF - Niterói; Verdejar; Raízes e Frutos; Boldim;

Espírito Santo - Coletivo Casa Verde

Bahia

Goiás

Mato Grosso do Sul

Mato Grosso


Amazonas


Acre

Rondonia

Roraima


Pará


Maranhão


Rio Grande do Norte

Ceará

Paraíba - MAE - Movimento Agroecológico


Qualquer Dúvida sobre o evento podem me mandar um e-mail, pois já participei do primeiro e posso esclarecê-las.

E-mail: roberto.uni@gmail.com
Twitter: @roberto_rxeco


Nenhum comentário:

Postar um comentário

free counters