Soberania Alimentar

O encarecimento dos alimentos, drasticamente acentuado na última década, tem alarmado tanto a população quanto dirigentes e líderes do mundo todo, alastrando-se uma crise econômica mundial, hoje milhões de pessoas enfrentam mais dificuldades para servir a mesa do que anos atrás. Assim podemos refletir um pouco, será que esses padrões de consumo desenfreados é realmente viável, sem se preocupar com o dia de amanhã, com o meio ambiente ou ainda com as pessoa? Acho que não.
A agricultura é fundamental, como sabemos, para o desenvolvimento de uma sociedade, mais a mesma tem que integrar-se de fato a padrões menos agressivos, tendo que ser socialmente justa, economicamente viável e ecologicamente correta. Conviver, reaprender, respeitar e não degradar para que possamos garantir nossa soberania alimentar e minimizar crises como a que estamos vivendo, que afeta todos os setores.
A soberania alimentar é o direito dos povos de definir suas próprias políticas e estratégias sustentáveis de produção, distribuição e consumo de alimentos que garantam o direito à alimentação para toda a população, com base na pequena e média produção, respeitando as próprias culturas e a diversidade. Favorecendo o desenvolvimento econômico, político e cultural dos povos. Defender a soberania alimentar é reconhecer uma agricultura ecológica, a agroecologia.

Por: Roberto de S. Nascimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

free counters