Agricultores conhecem GPS usado pelo Interpa para medição de propriedades rurais

Os agricultores que participaram da 3ª Conferência de Desenvolvimento Rural Sustentável, realizada em João Pessoa, nesta segunda-feira (3) e terça-feira (4), conheceram os modernos GPS utilizados pela Interpa. Só em 2012 foram delimitados cerca de mil hectares de terra em todo o Estado, o dobro do registrado no ano passado. O trabalho é feito com o uso de equipamentos de GPS, por meio de parceria entre a União e o Governo do Estado.

“Esses são equipamentos que nos ajudam a cumprir a determinação da Lei 10.267, de 2001. Segundo a lei, a medição de terra só é reconhecida pelo Governo Federal, quando é feita de forma idônea, garantida. O satélite nos dá a precisão necessária ao cumprimento da lei”, explicou Nivaldo Magalhães, presidente do Interpa. “A cada ano, passamos a usar mais e mais o GPS, o que resulta num aumento significativo nas medições de terra. É importante ressaltar também que toda terra comprada, por meio do crédito fundiário, exige a medição via satélite e é o que temos feito”, completou.

Dezenas de agricultores que visitam Conferência de Desenvolvimento Rural Sustentável, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), aproveitam para conhecer melhor o equipamento de medição. “É interessante saber que a extensão da terra pode ser medida com o uso de um equipamento que está lá em cima”, brinca José Ronaldo da Silva, um dos visitantes do estande do Interpa, se referindo ao satélite.

Lagoa Seca e Remígio – Na próxima semana, o Interpa realiza a licitação do convênio que vai garantir a medição de terra por GPS em Lagoa Seca e Remígio. “Trata-se de um convênio entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário, através da Secretaria de Reordenamento Agrário; e o Governo do Estado, com o Interpa”, revelou Nivaldo. “A previsão é de que o trabalho de campo comece no primeiro trimestre de 2013”.

Fonte: http://www.paraiba.pb.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

free counters