Chamado BioRegionalRio Tamoios

Repassando...

Convocamos os coletivos, grupos alternativos, comunidades, ativistas, agroecológic@s, permacultor@s, ambientalistas, artistas, agentes sociais... para nos reUnirmos no dia 07/12/12 as 19h para um Círculo de visões, sentimentos, sonhos e planejamentos para sincronizarmos ações e movimentos de preservação e resguardo de nosso ambiente Bioregional que abrange quase todo estado do RJ. Já realizamos diversos encontros Bioregionais, mutirões, bioconstruções, troca de sementes... conectando nossas experiências na BioRegionalRio e fortalecendo o trabalho em rede!!! 

Encontros e Mutirões já foram realizados nas seguintes comunidades: Sítio dos Gaviões (Paraty), Casa da Floresta (Floresta da Tijuca), Aldeia Maracanã (Tijuca), Verdejar (Engenho da Rainha), Bicho Solto (Teresópolis), Seiva (Cachoeira de Macacu), Assentamento Gleba Aldeia Velha (Silva Jardim), Aldeia da Mata Atlântica (Aldeia Velha), Eletrorganico (Bananeiras), Rainbow Brasil (Sta Luzia/lumiar)...

As missões da BioregionalRio: Envolvimento Sustentável Ecológico, Identificação e mapeamento de iniciativas e pólos locais, difundir práticas e técnicas permaculturais e agroecológicas, troca de saberes e produtos orgânicos, economia solidária, cuidar da Terra com mutirões de AgroFlorestamento e Redes de Sementes, construir relações entre lideranças para o fortalecimento de grupos locais e promover uma cultura de paz!

“Cada vez mais pessoas reconhecem que precisamos nos tornar guardiões dos lugares em que vivemos se queremos ter ar puro, água limpa e alimentos saudáveis. começamos a sentir a perda que implica não conhecer nossos vizinhos e a natureza que nos rodeia; e estamos descobrindo que a melhor maneira de cuidar de nós mesmos
é conhecer nossos vizinhos, é proteger e restaurar a nossa região. O biorregionalismo reconhece, nutre, sustenta e celebra nossas conexões locais com: a terra, as plantas e os animais, o ar. os mananciais, lagos e rios, a água subterrânea e os oceanos, o fogo, as famílias, os amigos e vizinhos a comunidade, as tradições nativas os sistemas locais de produção e intercâmbio”… (Manifesto Bioregionalista, 1984)

Nosso próximo encontro será na Aldeia Maracanã dia 07/12/12 as 19h! Vamos nos Unir em círculo, compartilhar visões e sentimentos, conectar nossos corações e celebrar na fogueira com canções e manifestações artísticas! Levem frutas, legumes e lariquinhas para compartilhar! Vamos fazer chapati, batata na brasa e chá e celebrar com muito amor e alegria! Compareça! Sua presença é muito importante! Vamos juntos tecer nossa rede e visualizar nossos próximos passos!!! 

Nos dias que sucedem esse encontro dias 08 e 09 de Dezembro haverá mutirão agroecológico organizado pela REGA (Rede Nacional de Grupos de Agroecologia) que também será uma ótima oportunidade para se conectar e conhecer essa rede! 

Nesse período estará acontecendo também o festival Nova Terra aldeia Maraca-nã! 

O Movimento Nova Terra, há muito tempo se prepara para realizar um encontro especial nesse período tão importante para Gaia do mês de dezembro de 2012. Já tínhamos um local especial que estava preparado para receber pessoas das 7 direções, mas devido as sincronias desse momento e das necessidades da presença de nossa família e de nossas práticas na Aldeia Maraca-nã no Rio de Janeiro, foi decidido focar lá e realizar lindo encontro artivista, com muitas ArteCoolAções, oficinas, troca de saberes e cerimônias dentro da Aldeia e em lugares especiais do Rio de Janeiro. 

Essa será a Aldeia Nova Terra Artivista Maraca-nã, que forma a sigla ANTAM que em sânscrito significa o Rito Final. Será um momento para nos articularmos internamente e internacionalmente para a implementação de novos paradigmas sociais, econômicos, ambientais e políticos na prática, co-criando soluções e aplicando algumas outras que já estão dando certo Mundo a fora. Venha trazer suas soluções e energia para essa co-criação de uma Nova Terra.
veja ae se está bom ou reduza o que não achar importante

A Aldeia Maracanã fica na Tijuca Radial Oeste antigo portão 13 do Maracanã!!! Sejam bem vind@s!!! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

free counters