Fiocruz recebe inscrições para Olimpíada de Saúde e Meio Ambiente


Inscrições para professores e alunos abertas até 31 de maio

Professores e alunos de todo Brasil já podem contribuir para a melhoria das condições ambientais e de saúde no país, por meio de trabalhos criativos e inéditos. A iniciativa faz parte da 5ª Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA), promovida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

São aceitos materiais como vídeos, documentários, reportagens, redações e projetos de ciências. As inscrições estão abertas até o dia 31 de maio e são realizadas no site www.olimpiada.fiocruz.br

O projeto olímpico premia trabalhos de jovens, do 6° ao 9° ano de ensino fundamental e do 1° ao 3° ano do ensino médio, de todas as escolas reconhecidas pelo Ministério da Educação (Mec). É papel do profissional de educação orientar a produção dos trabalhos, por meio de atividades pedagógicas em sala de aula, assim como inscrever gratuitamente o material no site.

A novidade deste ano fica por conta da inclusão de uma nova modalidade de trabalho, a Produção Audiovisual. Já as modalidades Elaboração de Textos e Projeto de Ciências, que fizeram parte da última edição, permanecem. Na nova modalidade de vídeo são aceitos documentários, slides sonorizados e reportagens, entre outros formatos, sobre as temáticas de saúde e meio ambiente.

Já nos trabalhos de texto, é desejável que os contos ou as poesias, como por exemplo, venham acompanhados de imagens do tipo quadrinhos ou pinturas. Nos Projetos de Ciências são permitidos trabalhos diversos, incluindo experimentos científicos ligados aos temas da Olimpíada.

A coordenadora da OBSMA, Cristina Araripe, acredita que o diferencial da Olimpíada está na valorização de trabalhos criativos, colaborativos e inéditos, no lugar de provas ou testes. "É preciso que novas práticas educacionais e científicas ganhem espaço, para que a saúde e o meio ambiente não sejam tratados de maneira desarticulada. Pretendemos contribuir para a formação de cidadãos conscientes e capazes de refletir sobre estas temáticas, além de aproximar a promoção da saúde do cotidiano escolar", explicou Cristina.

Entre os prêmios oferecidos está uma viagem de três dias ao Rio de Janeiro, ao professor responsável e a um aluno representante do trabalho vencedor, para participar da Cerimônia de Premiação Nacional, na Fiocruz. Além disso, a escola do projeto premiado ganhará um banner e os participantes recebem medalhas.

(Assessoria de Imprensa da OBSMA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

free counters