Para:Prefeitura Municipal de João Pessoa; Ministério Público Federal
OBRA DE URBANIZAÇÃO EM LOCAL DE DESOVA DE TARTARUGAS MARINHAS – DIGA NÃO!
Desde o ano de 2003 que a APAN – Associação Paraibana dos Amigos da Natureza, em conjunto com a GUAJIRU tem protocolado no Ministério Público Federal um procedimento em defesa da preservação do Jardim Oceania (antigo Bessa).
O local é área de desova de quatro espécies de tartarugas marinhas, e em especial a tartaruga de pente, que está criticamente ameçada de extinção, segundo o Ministério do Meio Ambiente.
A Prefeitura Municipal de João Pessoa quer construir nesse local uma via para carros, bicicletas, calçadinha, calçadão, estacionamento para carros, além de um paredão para conter tudo isso. A área já sofre um processo de erosão considerável tendo em vista o avanço do mar, é área de preservação permanente e possui vegetação fixadora de dunas e também plantas em extinção como a guajiru.
As tartarugas são fiéis ao local dos seus ninhos, portanto, há mais de 150 milhões de anos que estes animais vêm pôr os seus ovos em nosso litoral, ainda temos o privilégio desse fenômeno ocorrer em uma área urbana. A praia do Bessa, por um milagre, possui traços nativos, e isso é o que tem assegurado a vinda dessas tartarugas para o nosso litoral.
Nosso objetivo é sensibilizar a população pessoense bem como o poder público para que não leve adiante a construção dessas vias.
Salientamos que segundo os biólogos da ONG GUAJIRU, que tem trabalho específico com as tartarugas, teríamos mais ou menos cinco anos para provocar a extinção desses animais em nossas praias.
Gostaríamos de contar com o apoio de cada um de vocês para que possam juntos com estas duas entidades ambientais garantir a preservação de umas das únicas praias nativas urbanas do nosso país ao mesmo tempo garantindo também a presença das tartarugas de pente por mais alguns milhões de anos...
Socorro Fernandes
Presidente da APAN
Assinem:>>>>>>> Abaixo-assinado
Nenhum comentário:
Postar um comentário