Dicas de Curso relacionado a ECOLOGIA



UFPB - Universidade Federal da Paraíba

(Campus IV – Litoral Norte – Rio Tinto)

Curso: Ecologia

Criação do Curso: 23/05/2006

Modalidade: Bacharelado


Ecologia é a Ciência que estuda as relações entre o homem e a natureza, visando a preservação dos recursos naturais e seu uso de forma adequada. Ecologia é a Ciência que estuda as relações entre o homem e a natureza, visando a preservação dos recursos naturais e seu uso de forma adequada.
O Curso de graduação em Ecologia se propõe a capacitar profissionais, ética, técnica e cientificamente, para interagirem com a sociedade, visando avaliar as condições ambientais de ecossistemas naturais e antrópicos e a supervisionar a aplicação de ações reparadoras ou mitigadoras dos impactos negativos produzidos pelas atividades humanas ou naturais. Para tanto, o Curso objetiva oportunizar a aquisição de conhecimentos científicos e habilidades técnicas necessárias à análise das condições ambientais de ecossistemas naturais e antrópicos; capacitar para a identificação de problemas ambientais decorrentes de ações antrópicas ou naturais; habilitar profissionais a propor e coordenar projetos para solução de problemas ambientais; qualificar profissionais capazes de elaborar políticas, planos, programas e ações de preservação, recuperação e desenvolvimento ambiental; formar profissionais aptos a contribuir para a elevação da qualidade dos estudos, das pesquisas e das metodologias de preservação e recuperação ambiental; e desenvolver consciência profissional embasada na responsabilidade social imediata, para com as gerações futuras e com as diversas formas de vida.

Duração: Mínima de 08 períodos e máxima de 12 períodos.
Mercado de Trabalho: Os ecólogos poderão atuar junto a entidades Federais, Estaduais e Municipais como: Universidades; Órgãos ligados ao Meio Ambiente; Centros de Pesquisas; Prefeituras Municipais; Firmas de Consultoria Ambiental e Indústrias, entre outros.


COMO O BACHAREL EM ECOLOGIA PODE ATUAR?
• Investiga a estrutura e o funcionamento dos Ecossistemas.

• Analisa o impacto das atividades humanas sobre o meio ambiente e procura soluções para evitar desequilíbrios ecológicos.

• Elabora planos para a proteção dos recursos ambientais locais e regionais.

• Estuda o efeito de produtos químicos sobre a fauna, a flora e a saúde humana.

• Em Secretarias Municipais de Meio Ambiente, avalia possíveis impactos ambientais causados por instalação de indústrias, construção de condomínios ou por outras obras.

•Ajuda a planejar o crescimento de núcleos urbanos, preservando os Recursos Naturais da Região.

• Na iniciativa privada, pode trabalhar junto às indústrias para minimizar o impacto que as atividades produtivas possam ter sobre o ambiente.

• Em parques zoológicos, ecológicos e áreas de preservação ambiental, colabora com apoio logístico para a manutenção das espécies animais e vegetais existentes.




Dicas RxEco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

free counters