Rafaella de Lucena SALVIANO (CCEA/UEPB -
Graduanda) – rafi.lucena@hotmail.com
Roberto de Sousa NASCIMENTO (PPGCS/UFPB –
Pós-graduando) – roberto.uni@gmail.com
Rosângela da Silva FIGUEREDO (CCEA/UEPB –
Orientadora) - figueredo.rosa@hotmail.com
Ricardo de Sousa NASCIMENTO (IFPB/Picuí -
Graduando) - ricardosousapb@gmail.com
Resumo
A Educação Ambiental surge como uma das possíveis estratégias de enfrentamento da crise econômica, cultural e social em que vivemos. Sua perspectiva crítica e emancipatória visa a deflagração de processos nos quais a busca individual e coletiva por mudança, com isso viemos por meio do Projeto de Extensão do Programa Ideia promover a conscientização dos alunos e a práticas da reciclagem dos resíduos orgânicos em algumas escolas do município de Patos - PB, bem como a inserção de professores neste contexto de mudança de hábitos. O projeto foi conduzido no período de agosto de 2011 a agosto de 2012 por alunos do curso de Bacharelado em Administração e colaboradores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus VII, município de Patos - PB, na mesorregião do Sertão Paraibano. Toda ação foi desenvolvida através de seminários e palestras, bem como a demonstração prática da compostagem de resíduos orgânicos, visando a formação do pensamento crítico dos alunos a respeito da responsabilidade socioambiental. Apesar de ser um desafio para escolas, a educação ambiental deve ser conduzida de forma interdisciplinar que integre a comunidade escolar e extraescolar. Dessa forma, conseguimos conciliar teoria e prática, sendo possível observar, analisar e repensar fatos e situações inerentes ao problema do lixo no meio ambiente.
Palavras-chaves: Educação
ambiental; resíduos orgânico; conscientização.
Abstract
Environmental education emerged as one of the possible strategies for dealing with the economic crisis, cultural and social environment in which we live. Its critical and emancipatory aims to trigger processes in which the quest for individual and collective change, with it came through Project extension program Idea promote awareness of students and the practices of recycling organic waste in some schools of the city of Patos - PB, as well as the inclusion of teachers in this context of changing habits. The project was carried out from August 2011 to August 2012 by students of Bachelor in Administration and collaborators from the State University of Paraíba (UEPB), Campus VII, city of Patos - PB, the region Sertão Paraibano. Every action was developed through seminars and lectures as well as practical demonstration of composting organic waste, for the training of students' critical thinking about environmental responsibility. Despite of the fact that it is a school challenge, the environmental education should be developed in an interdisciplinary context that integrates community inside and outside the school. Thereby, can combine theory and practice, being able to observe, analyze and rethink on facts and situations inherent to the problem of trash on environment.
Keywords: Environmental education, organic waste; awareness.
Introdução
O meio ambiente é onde se
manifesta a vida em todas as suas formas, e todos os elementos nele existentes,
observando assim ainter-relação entre os mesmos e o meio em que vive (FARIAS,
2007). O problema do lixo apresenta riscos para saúde, flora e fauna, Leite (2003)
conceitua lixo como todo e qualquer resíduo que aparentemente não tem utilidade
e resulta das atividades diárias do homem na sociedade.
Com o aumento da
população, consequentemente maiores as quantidades de resíduos gerados, Segundo
Pereira Neto (1999), lixo é uma massa heterogênea de resíduos sólidos,
resultantes das atividades humanas, os quais podem ser reciclados e
parcialmente utilizados, entre outros benefícios, proteção à saúde pública e
economia de energia e de recursos naturais. Neste contexto observamos a
importância da conscientização da comunidade escolas e extraescolar sobre a
problemática socioambiental do lixo.
A educação ambiental leva a
sensibilização que estimula a comunidade a encarar o meio em que vive como
parte integrante de suas vidas, ela deve estar inserida em diversas disciplinas
educativas e experimentos educativos ao conhecimento e a compreensão do meio
ambiente (SOUZA, 2011).
O atual modelo de
crescimento econômico gerou enormes desequilíbrios, pois, por um lado, nunca houve
tanta riqueza e fartura no mundo, por outro lado, a miséria, a degradação
ambiental e a poluição aumentam dia-a-dia. Diante desta constatação, surge a
ideia do Desenvolvimento Sustentável, buscando conciliar o desenvolvimento
econômico com a preservação ambiental (CAVALCANTI, 1995).
A reciclagem vem como uma das formas
de promover esse desenvolvimento sustentável, pois possui como maiores vantagens à minimização da utilização de fontes
naturais e da quantidade de resíduos de tratamento final, como aterramento, ou
incineração, além da geração de riquezas, beneficiando a todos, com a
redução da quantidade de lixo, melhorando a limpeza da cidade e o aumento da
conscientização dos cidadãos (GROSSI,
2008).
A dimensão ambiental configura-se
crescentemente como uma questão que envolve um conjunto de atores do universo
educativo, potencializando o engajamento dos diversos sistemas de conhecimento,
a capacidade de profissionais e a comunidade universitária numa perspectiva
interdisciplinar. Neste sentido, a produção do conhecimento deve
necessariamente contemplar as inter-relações do meio natural com o social,
incluindo a análise dos determinantes do processo, o papel dos diversos atores
envolvidos e as formas de organização social que aumentam o poder das ações
alternativas de um novo desenvolvimento, com ênfase na sustentabilidade
socioambiental (JACOBI, 2003).
Por isso, surgiu o Projeto de Extensão do Programa Idea, conduzido por alunos do curso de
Bacharelado em Administração na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Campus VII, município de Patos -
PB, na mesorregião do Sertão Paraibano, com o objetivo de promover a
educação ambiental através da conscientização dos alunos e de praticas da
reciclagem de resíduos orgânicos, bem como a inserção de professores e alunos
sobre a responsabilidade socioambiental e a importância da mudança de hábitos.
Metodologia
A
ação foi conduzida no período de agosto de 2011 a agosto de 2012 por alunos do
curso de administração e colaboradoresda Universidade Estadual da Paraíba
(UEPB), Campus VII, município de Patos - PB, na mesorregião do Sertão Paraibano,
caracterizando-se como uma conscientização de natureza qualitativa.
Para
a formação do pensamento crítico dos alunos, a respeito do contexto
socioambiental, foram realizadosseminários e palestras, sobre a abordagem do
tema, bem como uma demonstração prática do mesmo. Promovendo a inserção, de
professores e alunos no contexto de mudança de hábitos enfocando os 3R’s
(reduzir, reutilizar e reciclar), integrando universidade, sociedade e atores
públicos.
Na
parte teórica foi feito um levantamento das características enfocando o meio
ambiente sempre buscando formas de reaproveitar produtos. Mostrando vantagens e
importâncias para o presente e o futuro dando um embasamento teórico para
pesquisas e estudos na área, com ênfase no papel da escola no processo de
formação, tanto social quanto ambiental, dos seus alunos. Contribuindo com a
ampliação da visão social, tanto dos participantes como dos colaboradores,
trazendo um grande aproveitamento. Gerando assim um melhor preparo e mais
compreensão sobre o assunto.
Conscientizando sobre a problemática do lixo e sua devida
separação, para facilitar a reciclagem buscando alternativas para a
reutilização dos resíduos com o intuito de
gerar reflexões individuais ou em grupo sobre a responsabilidade de produção e
destino do lixo nas escolas, casa e nos espaços em comum da cidade.
Na
parte prática foi produzida uma pilha de compostagem, com intuito de demonstrar
como se dá o processo de transformação de resíduos, aproveitando materiais
oferecidos pela própria escola. Para a escolha do local de instalação da pilha
de compostagem sugerimos que considerassem o fácil acesso, a disponibilidade de
água para molhar a pilha, levando em consideração as características do solo
(boa drenagem e leve declive). Com a finalidade de evitar a compactação das
camadas durante o processo de construção da compostagem, os materiais foram
cortados em partículas menores, facilitando a aeração. À medida que foi formada cada uma das camadas
adicionou água diariamente na pilha de compostagem para acelerar as reações microbianas,
como também para controlar temperatura e umidade. A cada 15 dias revolveram a
pilha para haver uma boa homogeneização do material. Em sua confecção houve o
empilhado em camadas sobrepostas em dimensões de 1 m de altura, 2 m de
comprimento e 1m de largura. Após o último estado da compostagem, o processo de
mineralização da matéria orgânica estava concluído, sendo assim beneficiamos e
aplicamos em plantas e hortas da escola, levando em conta as orientações da
literatura.
Em termos gerais, essa
metodologia de trabalho vem a contribuir com a busca de alternativas para uma contínua
reflexãoe ampliação dos conhecimentos sobre a educação ambiental, através do
desenvolvimento dessas atividades.
Resultados
alcançados
A aplicação desse
trabalho foi possível observar, analisar e repensar fatos e situações inerentes
ao problema do lixo e meio ambiente, reconhecendo a necessidade e as
oportunidades de atuar de modo propositivo para reduzir a produção de
resíduos gerados na escola. Estimulandoos alunos a diminuir essa quantidade de
resíduos, promovendo modificações nos padrões de produção e consumo, mostrando que
o lixo não é, em absoluto, um conjunto de materiais sólidos sem utilidade. Para
Travassos (2006), o papel da escola não se reduz simplesmente a incentivar a
coleta seletiva do lixo, em seu território ou em locais públicos, para que seja
reciclado posteriormente. Os valores consumistas da população tornam a
sociedade uma produtora cada vez maior de lixo. A necessidade que existe é, na
verdade, de mudanças de valores e comportamentos. Essas mudanças, segundo
Reigota (1994), devem acima de tudo, “levar os indivíduos e os grupos a
adquirir o sentido dos valores sociais, um sentimento profundo de interesse
pelo meio ambiente e a vontade de contribuir para a sua proteção e qualidade”.
Com o trabalho também foi
possível formular opiniões e sugestões dos professores, onde os mesmo destacam
alguns pontos para viabilizar a adoção desse modelo para a conscientização sustentável
dos alunos:
- “a abordagem teórica do assunto e em seguida uma prática é muito importante, pois diante dos problemas mencionados os alunos fixam melhor o conhecimento e se preocupam em engajar-se, havendo uma melhor conscientização”;
- “iniciativas como essas são fundamentais para os jovens alunos do ensino fundamental construir uma visão crítica nesse contexto da problemática socioambiental”;
- “A compostagem é um ótimo exemplo para demonstrar soluções viáveis e de fácil entendimento para o destino do lixo, permitindo assim essa prática sejafeita até mesmo em casa”;
Desta forma foi possível esclarecer a necessidade de repensar o nosso
modelo de desenvolvimento econômico e criar mecanismos efetivos que disciplinem
a geração de bens de consumo, o reaproveitamento e a reciclagem de materiais
incentivando a minimização do desperdício e dos impactos ambientais associados,
tendo como base o pensamento crítico e inovador, promovendo a transformação e
desenvolvendo uma consciência ética utilizando a Educação Ambiental nas bases.
Ideia reforçada por Carvalho (2004), onde aborda que a educação acontece como
parte de uma ação humana de transformar a natureza em cultura, atribuindo-lhe
sentidos, trazendo-a para o campo da compreensão e das experiências. Além
disso, Reigota (1994) destaca que a compreensão mais global sobre o tema,
proporciona o intercâmbio de experiências entre professores e alunos e envolver
toda a comunidade escolar e extraescolar. Para que isso ocorra o programa a
Educação Ambiental nas escolas não deve ser tratada isoladamente ou relacionado
apenas com algumas disciplinas e sim de uma forma interdisciplinar praticada no
dia-a-dia da escola, para que possa ser levada também para fora da mesma e para
o ambiente de cada indivíduo (TRAVASSOS, 2006).
Considerações finais
A educação ambiental é um desafio para qualquer escola, porém com as observações do presente trabalho a mesma deve ser desenvolvida em um contexto interdisciplinar que integre a comunidade escolar e extraescolar, de forma que os alunos consigam conciliar teoria e práticapara construir uma visão crítica.
Considerações finais
A educação ambiental é um desafio para qualquer escola, porém com as observações do presente trabalho a mesma deve ser desenvolvida em um contexto interdisciplinar que integre a comunidade escolar e extraescolar, de forma que os alunos consigam conciliar teoria e práticapara construir uma visão crítica.
Através da educação ambiental e a
conscientização, pode-se entender esse contexto da problemática socioambiental.
Sendo possível observar, analisar e repensar os fatos e situações,
inerentes ao problema do lixo e meio ambiente, reconhecendo a necessidade de reduzir
a produção de resíduos gerados.
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